imagem facebook MIDIACE - Mídia Acessível - Audiodescrição
fundo
Notícias
Facebook Twitter Google
em 05/06/2015

Projeto “Todas as pessoas têm direito a conhecer todas as histórias – Livro e leitura acessíveis para a infância Brasileira” é lançado no CCBB/RJ

Capa do livro Sonhos do Dia Capa do livro Sonhos do Dia

Instalação conta com 9 estações, em que cada uma apresenta um formato diferente de leitura para crianças com e sem deficiência

Apenas 3% dos livros produzidos no Brasil são publicados em formatos acessíveis. O percentual para o público infantil é ainda menor. Por isso, a ONG Escola da Gente - Comunicação em Inclusão desenvolveu o projeto “Todas as pessoas têm direito a conhecer todas as histórias – Livro e leitura acessíveis para a infância Brasileira”, que será lançado nesta sexta-feira (5) no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro.

Até dia 8 de junho, o evento oferece aos visitantes uma experiência de leitura completa. Uma instalação interativa apresenta os nove formatos diferentes de leitura acessível para crianças com e sem deficiência. O objetivo é oferecer uma experiência lúdica, educativa e sensorial de conhecimento e compartilhamento de leitura e, com isso, disseminar este conceito e esta prática de democratização do acesso à informação para pessoas com deficiência, dislexia, analfabetas ou que prefiram ou precisem de leitura acessível.

A instalação apresenta o livro Sonhos do Dia, da jornalista e fundadora da Escola da Gente, Claudia Werneck. A obra, pioneira em cumprir a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas (ONU), conta a história de uma menina que descobriu o quanto sonhar acordada é bom e valioso. Autora de 13 obras literárias e de referência sobre inclusão, Claudia é considerada a primeira escritora a publicar simultaneamente em sete formatos acessíveis no Brasil. Em 2015, Sonhos do Dia foi relançado com nove formatos.

O evento no CCBB-RJ apresenta a obra nos seguintes formatos: livro impresso em tinta com um DVD e um CD encartados na terceira capa com pino EVA trazendo identificação em braile; livro falado sem audiodescrição com trilha sonora própria; livro falado com audiodescrição com trilha sonora própria; livro no formato Daisy com descrição de todas as fotos e imagens; livro impresso em braile com descrição de fotos e imagens tendo parte das ilustrações e a capa em relevo; filme com animação e audiodescrição em DVD com identificação em braile com trilha sonora própria; filme com Libras e legenda em DVD com identificação em braile; livro em doc. TXT; e em PDF. Na última etapa da trajetória educativa, a própria autora deve contar o final da história.

“Não há oferta de livros acessíveis para crianças no Brasil. Não há como educar crianças sem acesso à leitura e às histórias contadas pela humanidade. É inaceitável que crianças vivam sem acesso à leitura, fonte de humanização”, afirma a autora Claudia Werneck.

A instalação estará disponível no CCBB até 8 de junho, das 9h às 21h, com visitas guiadas a cada 3 horas: 9h, 12h, 15h, 18h, com a presença de monitores. Senhas serão distribuídas 30 minutos antes de cada sessão.

Fonte: http://www.redebrasilatual.com.br/entretenimento/2015/06/ccbb-sedia-evento-de-leitura-acessivel-e-direito-a-informacao-1947.html

Início   7 8 9 10 11 12 13   Fim