imagem facebook MIDIACE - Mídia Acessível - Audiodescrição
fundo
Notícias
Facebook Twitter Google
em 13/10/2014

11º Festival de Teatro da Amazônia terá Libras e audiodescrição em todos os espetáculos até o próximo dia 18

Interior do Teatro do Amazonas visto do alto. Interior do Teatro do Amazonas visto do alto.

“Travessia”, peça do Grupo Tecelagem baseado na obra e no universo de Guimarães Rosa, abriu na noite desta sexta-feira, o 11º Festival de Teatro da Amazônia, evento promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, que na edição 2014 volta ao palco do Teatro Amazonas com 16 espetáculos gratuitos nas mostras competitivas até o próximo dia 18, distribuindo um total de R$ 74 mil em prêmios.

Com direito a trilha sonora ao vivo com canções do folclore brasileiro, a peça encenada pelo grupo paulista – e que faz parte da mostra adulta do evento – conquistou de imediato o público que lotou o teatro pela linguagem direta, peculiar e muitas vezes emocionante do escritor, um dos maiores ícones da literatura nacional.

“Chegamos à segunda década do festival com um evento consolidado regionalmente, que prioriza e incentiva o talento e a criatividade dos nossos artistas, mas que também se firma como um dos mais importantes do cenário nacional e que este ano teve 50% a mais de trabalhos inscritos de outros estados”, avalia o secretário Robério Braga.

O secretário também destacou a tradução para linguagem de libras em todos os espetáculos e a ampliação dos serviços e equipamentos de áudio-descrição para portadores de deficiência, disponíveis no hall de entrada do teatro.

Na parte acadêmica do festival, Robério Braga acrescenta ainda que as oficinas, workshops e atividades já realizadas e em andamento este ano são voltadas para atender as principais demandas apresentadas pelos próprios artistas cênicos do Estado. “Em constante interação com a categoria, este ano optamos pelos temas Elaboração de Projetos Culturais, Direção de Teatro de Rua e de Interpretação para Atores, destinada ao aprimoramento de novos talentos e todas gratuitas”, explicou.

Sábado e domingo

Dividido em duas categorias – infanto-juvenil e adulto – o 11º Festival de Teatro da Amazônia prossegue neste sábado (11) com a abertura da mostra para crianças e jovens adolescentes com a peça “Conto do Beiradão”, encenada pelo grupo amazonense Arte pela Arte, às 10h e “O Último Godot”, de Tiziane Virgílio (AM), na mostra adulta, às 20h.

No Dia das Crianças, a programação terá “Amigos Como Nós, o Musical”, com o Grupo de Teatro Atorres (PA) às 10h e “Inquietações”, da Artrupe Produções, às 20h. Todos os espetáculos do festival acontecem no Teatro Amazonas.

Serviço

O quê: 11º Festival de Teatro da Amazônia

Quando: Sábado (11) e Domingo (12)

Horário: 10h (mostra infantil) e 20h (mostra adulta)

Onde: Teatro Amazonas

Preço: gratuito

* Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom).

fonte: acritica.uol.com.br

Início   10 11 12 13 14 15 16   Fim