imagem facebook MIDIACE - Mídia Acessível - Audiodescrição
fundo
Notícias
Facebook Twitter Google
em 24/06/2016

Audiodescritores criam a primeira associação da categoria no Rio Grande do Sul

Diretoria administrativa para atuar na primeira gestão foi escolhida na reunião de fundação - Foto: Divulgação Faders Diretoria administrativa para atuar na primeira gestão foi escolhida na reunião de fundação - Foto: Divulgação Faders

A primeira Associação Gaúcha dos Audiodescritores (Agade) acaba de ser criada no estado. Na assembleia para conhecimento do estatuto, criação e aprovação da associação, houve o debate entre os profissionais, para constituir uma instituição que represente e defenda o interesse dos audiodescritores e promova a qualidade da audiodescrição no Rio Grande do Sul. A finalidade foi definir quem pode fazer e como deve ser feita a audiodescrição. A reunião foi na sede administrativa da Faders Acessibilidade e Inclusão, entidade estadual que apoia a criação da associação, visando principalmente ao direito de todos os cidadãos que dela necessitam. 

Durante o ato, foi decidida a diretoria administrativa que vai atuar durante a primeira gestão e terá como presidente o audiodescritor e servidor da Faders Acessibilidade e Inclusão Jorge Amaro, o vice-presidente é o audiodescritor consultor Felipe Mianes, o tesoureiro é o empresário e produtor cultural Sid Schames e a secretária executiva é a audiodescritora Kemi Oshiro. 

De acordo com o presidente da Agade, Jorge Amaro, como a audiodescrição ainda carece de algumas regulamentações, um tema que está sendo elaborado, muitas vezes não é reconhecido como direito pelo próprio usuário. "Então a gente precisava, como audiodescritores, da união da categoria para pensar mecanismos. Por isso, a proposta foi justamente ter uma entidade que nos represente", disse Amaro. Todos os profissionais do RS poderão filiar-se à recém criada entidade e a Faders Acessibilidade e Inclusão acolheu de forma positiva a demanda do setor, ajudando tanto na estrutura, quanto na viabilização da associação. 

O presidente da Faders Acessibilidade e Inclusão, Roque Bakof, reuniu-se pela primeira vez com os audiodescritores para organizar o primeiro Seminário Regional de Audiodescrição, que ocorreu no início de junho em Gravataí. Além avaliar a efetividade do primeiro seminário, já está sendo organizado o minicurso de audiodescrição, promovido pela Faders Acessibilidade e Inclusão com o apoio da Agade e a segunda edição do Seminário Regional de Audiodescrição, que será em Pelotas no início de agosto.

Texto: Ascom Faders / Edição: Secom 

Fonte: http://www.rs.gov.br

  1 2 3 4 5 6 7   Fim