imagem facebook MIDIACE - Mídia Acessível - Audiodescrição
fundo
Notícias
Facebook Twitter Google
em 22/09/2015

Festival Assim Vivemos – 7º Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência - em São Paulo, no Centro Cultural Banco do Brasil

Descrição da imagem  no final da notícia Descrição da imagem  no final da notícia

Desde 2003, o Assim Vivemos tem sua programação totalmente acessível para pessoas com deficiência visual e auditiva. Audiodescrição e legendas em português (LSE) em todas as sessões, catálogo em Braille e Interpretação em LIBRAS nos debates. No CCBB, todos os ambientes têm acesso para pessoas com mobilidade reduzida. Abaixo está a apresentação  e mais informações desta edição que conta com filmes surpreendentes, belos e transformadores.

São Paulo:

23 de setembro a 5 de outubro de 2015

Centro Cultural Banco do Brasil

Rua Álvares Penteado 112 Centro SP


APRESENTAÇÍO:

A cada ano que realizamos o Assim Vivemos, nos surpreendemos com a impressão de que existe uma grande sintonia mundial, pois recebemos muitos filmes sobre o tema da deficiência, produzidos nos mais distantes lugares, sem que um saiba da existência do outro.

Já houve anos em que o grande tema foi o amor; outros em que predominaram filmes sobre as lutas políticas das pessoas com deficiência. Este ano, recebemos uma grande quantidade de filmes sobre pessoas com autismo, seguida de perto por filmes sobre pessoas com síndrome de Down e deficiência intelectual – e nos parece mesmo que existem questões que foram menos discutidas pela sociedade do que outras mais específicas das pessoas com deficiência física, por exemplo.

Mas o grande tema deste ano, que norteia a maior parte dos filmes, é a autonomia, a possibilidade de uma vida com independência. Este assunto surge como o grande objetivo, o grande desejo, o grande sonho, e os filmes do Assim Vivemos, em seu conjunto, nos trazem um belo repertório de experiências, dificuldades e conquistas neste sentido.

Nesta 7ª edição, serão exibidos 34 filmes de 20 países. O Brasil se destaca com sete filmes selecionados, com filmes do sul, sudeste, centro-oeste e nordeste, numa demonstração de que a reflexão sobre o tema tem merecido cada vez mais atenção da nossa sociedade.

O Assim Vivemos tem a honra de ser o primeiro festival de cinema no Brasil a oferecer acessibilidade para pessoas com deficiência visual (audiodescrição em todas as sessões e catálogos em Braille) e para pessoas com deficiência auditiva (legendas em português (LSE) nos filmes e interpretação em LIBRAS nos debates). Quanto à acessibilidade física, o Centro Cultural Banco do Brasil tem sua arquitetura concebida para garantir o acesso de pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes.

Todas as sessões terão ENTRADA FRANCA.

Confira a programação completa no site www.assimvivemos.com.br

Verifique a classificação indicativa na programação.

Descrição da imagem abaixo: O cartaz do Festival Assim Vivemos é composto por trê​s fotografias que se integram.  Acima à​ esquerda, rosto de uma moça que pinta um quadro com flores com o pincel na boca. Ao centro, duas mulheres fazem um movimento coreografado de dança em uma praia.

​Na imagem de baixo, há uma mesa com duas cadeiras em uma praia deserta. Um homem está sentado em uma delas, de frente para o mar, com uma onda chegando até seus pés.

​Nas três imagens predominam os tons claros, que vem da uniformidade das cores da roupa e da tela da moça, que se unem com a claridade da areia da praia e do mar. No alto, está escrito: Ministério da Cultura apresenta. Banco do Brasil apresenta a patrocina. Ao centro: Assim Vivemos - 7º Festival Internacional de Filmes Sobre Deficiência. Abaixo,as logo marcas​: Lei de Incentivo à Cultura. Produção: Lavoro. Centro Cultural Banco do Brasil. Realização: Ministério da Cultura. Brasil. Governo Federal. Pátria Educadora.

  1 2 3 4 5 6 7   Fim