imagem facebook MIDIACE - Mídia Acessível - Audiodescrição
fundo
Notícias
Facebook Twitter Google
em 31/05/2016

Grupo pernambucano de dança promove uma série de debates e espetáculos para tornar o fazer artístico acessível para todos os públicos

Cena do espetáculo do grupo Acupe. Hans von Manteuffel/Divulgação Cena do espetáculo do grupo Acupe. Hans von Manteuffel/Divulgação

Acessibilidade na dança é tema de seminário gratuito

O segmento da dança em Pernambuco prova, mais uma vez, sua capacidade de articulação com a realização de iniciativa para discutir os rumos e necessidades do segmento. De hoje até quinta-feira, o Teatro Hermilo Borba Filho vai receber o 4º Seminário Nacional de Dança e Educação de Pernambuco. Nesta edição, a acessibilidade é o objeto das discussões, com palestras e espetáculos voltados para a reflexão sobre o tema Por uma dança acessível. Todas as atividades são gratuitas.

Cada dia de evento terá ao menos uma palestra e uma apresentação. Serão oferecidas cem vagas por mesa de palestra e os ingressos para apresentações estarão disponíveis ao público a partir das 17h, no próprio Teatro Hermilo Borba Filho (Cais do Apolo, Bairro do Recife). Quem quiser assistir às discussões precisa se inscrever no site acupegrupodedanca.com.br.
Um dos destaques é a estreia de Tijolos de esquecimento, novo espetáculo do Acupe Grupo de Dança, que existe há nove anos e também investe em formação de bailarinos. “É preciso pensar no corpo do portador de deficiência e queremos trazê-los para o centro do diálogo. Todas as palestras terão tradução em libras e os espetáculos terão audiodescrição”, detalha Paulo Henrique Ferreira, diretor do Acupe Grupo de Dança, que organiza o seminário. 
Outra atração é o grupo natalense Giradança, que volta ao Recife com o espetáculo Sem conservantes. A paulistana Estela Lapponi chega à cidade tanto para participar de palestra quanto para realizar performance-instalação, chamada Intento 3257,5. Amanhã começa o workshop de audiodescrição com Andreza Nóbrega, a ser realizado no auditório da Caixa Cultural.
O evento também vai promover,  hoje, a divulgação dos resultados do projeto Mapeamento da Dança nas capitais brasileiras e no distrito federal, com as pesquisadores Roberta Ramos, Adriana Gehres e Lúcia Matos.

PROGRAMAÇÍO

Segunda-feira

14h - Palestra: Políticas públicas, dança e pessoas com deficiência
18h - Espetáculo Sem conservantes, do Giradança 
19h30 - Mapeamento da dança: Diagnóstico da dança em oito capitais

Terça-feira
14h - Palestra: Mídia e acessibilidade
18h - Performance - Instalação Intento 3257,5, com Estela Lapponi
19h30 - Palestra: Dança, artistas e seus fazeres

SERVIÇO
4º Seminário de Dança e Educação de Pernambuco - Por uma dança acessível
Quando: De segunda a quinta-feira, a partir das 14h
Onde: Teatro Hermilo Borba Filho (Cais do Apolo, s/n, Bairro do Recife)
Entrada gratuita

Início   83 84 85 86