imagem facebook MIDIACE - Mídia Acessível - Audiodescrição
fundo
Notícias
Facebook Twitter Google
em 18/07/2015

MIDIACE comemora 7 anos de vida em prol da Audiodescrição no Brasil no mês em que as emissoras brasileiras passam a transmitir 6 horas semanais de programação audiodescrita

A descrição da imagem encontra-se no corpo do texto A descrição da imagem encontra-se no corpo do texto

No mês em que as tevês brasileiras passam a transmitir 6 horas semanais de programação audiodescrita, a MIDIACE comemora seus sete anos de vida, orgulhosa por estar ajudando a escrever a história da audiodescrição no Brasil. E para comemorar mais este aniversário, ornamenta nosso bolo, o personagem que ilustrou a primeira charge brasileira sobre audiodescrição. Naquela ocasião, março de 2011, ainda vivíamos a expectativa de mais um adiamento do início da transmissão do recurso pelas emissoras. Felizmente, hoje, apesar do número de horas de programação audiodescrita ser ainda pequeno, o recurso já é uma realidade e vem se consolidando cada vez mais. Por esta razão, nosso simpático personagem, criado pela artista plástica e audiodescritora Edna Morato, ganhou vida e hoje assiste a sua tevê, com um largo sorriso estampado no rosto. Que a MIDIACE possa colaborar e testemunhar muitas outras conquistas para a audiodescrição no Brasil!

Descrição da imagem: Sobre um bolo redondo, de massa lisa de cor pérola, de bordas ornamentadas com meio-círculos de pontas arredondadas e na cor laranja, estão dispostos, da esquerda para a direita: um televisor antigo de cor preta, sobre uma mesinha marrom, em cuja tela aparece, em plano americano, uma mulher de cabelos pretos, pouco acima dos ombros e, logo à frente da tevê, sentado numa cadeira, também de cor marrom, um homem cego, que traja camisa branca de gola preta, calças azuis e sapato preto, usa óculos escuros e apoia ambas as mãos sobre sua bengala, esbanja um largo sorriso no rosto. As duas peças de biscuit estão afixadas sobre uma plataforma de acrílico transparente. Logo abaixo, fazendo o contorno do bolo, o nome MIDIACE, escrito na cor cinza e à esquerda, a logomarca da associação na cor laranja, feitos de massa de leite ninho. Ainda ornamentando o bolo, um colar de pequenas bolinhas, de cor cinza, também feitos de massa, circunda a base do bolo que está no centro de uma bandeja de vidro transparente. No canto superior direito da fotografia, vê-se, em pequena escala, a charge retro mencionada, cujo texto dizia: “Agora é lei. TV brasileira terá programação audiodescrita para cegos!” Abaixo, um homem cego assiste à TV. Teias de aranha despontam do televisor para a parede; da mesinha para a bengala e das pernas do homem, para a cadeira e a parede. O semblante do homem cego é de descontentamento. As peças sobre o bolo de aniversário são réplicas fiéis às da ilustração da charge, com exceção de não haver mais as teias de aranha e ao invés do semblante carregado do homem cego, haver um largo sorriso estampado em seu rosto. Fim da descrição.

Início   83 84 85 86