imagem facebook MIDIACE - Mídia Acessível - Audiodescrição
fundo
Notícias
Facebook Twitter Google
em 17/09/2015

Novidade tecnológica para empresas que desejam incluir pessoas com deficiência

Logomarca da Fundação Dorina Nowill Logomarca da Fundação Dorina Nowill

Aplicativo acessível para audiodescrição é produto exclusivo da Fundação Dorina e pode ser utilizado em diferentes ambientes sociais
A área de negócios sociais Soluções em Acessibilidade, da Fundação Dorina Nowill para Cegos, lança com exclusividade o aplicativo AudiFoto. A novidade é mais uma tecnologia direcionada às empresas que desejam participar da inclusão de pessoas com deficiência em museus, exposições e locais em que as imagens são peças fundamentais para a experiência dos visitantes. O portfólio da área conta com produtos e serviços para que a sociedade se torne mais inclusiva e as empresas pratiquem sua responsabilidade social, inclusive atendendo à legislação.

O aplicativo é gratuito será disponibilizado para iOS e Android a partir do dia 17 de setembro, e todos os interessados poderão usufruir do recurso nos locais em que for aplicado. O funcionamento se dá seguinte forma: após análise prévia, audiodescritores da Fundação Dorina fazem um roteiro de descrição das imagens e ambientes e profissionais da voz gravam os áudios, que serão inseridos nos bacons, sensores que disparam a gravação conforme o usuário se aproxima das peças com seu próprio smartphone ou tablet que tenha o AudiFoto instalado. O processo ainda inclui avaliação e validação feitas por pessoas com deficiência visual. Dessa forma, as pessoas cegas ou com baixa visão têm acesso aos detalhes e informações expostos em diferentes ambientes.

"O objetivo é proporcionar independência e autonomia as pessoas cegas e com baixa visão e que a sociedade esteja preparada para recebe-las, seja oferendo informação, educação, entretenimento, cultura e lazer", afirma Flávio Coelho, gerente de Produtos Acessíveis na Fundação Dorina. "Recursos como a audiodescrição, fundamental para que pessoas com deficiência visual tenham uma experiência completa ao entrar contato com imagens, estão entre as ferramentas que irão proporcionar inclusão deste público em diferentes ambientes sociais".
O profissional explica que, diferente da audiodescrição presente em diversas exposições que oferecem informações complementares ao objeto em questão, a que é feita para pessoas com deficiência visual conta com linguagem específica. "Voltado para este público, a descrição apresenta detalhes do que é visto, proporcionando maior interação do público com o meio".
Um app acessível a todos
O AudiFoto ainda permite a inserção de vídeos com LIBRAS - Linguagem Brasileira de Sinais e legendagem, ampliando o público de impacto. O pré-lançamento do AudiFoto com audiodescrição acontece na exposição do fotógrafo amador Alberto de Sampaio, com obras inéditas e que contarão com recurso de audiodescrição com o apoio do aplicativo. Os visitantes com deficiência visual poderão ter acesso à mostra a partir do dia 18, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.
O lançamento oficial acontecerá na Fundação Dorina, em 21 de setembro - Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, em evento fechado para produtores culturais e museólogos.
fonte: http://www.maxpressnet.com.br

  1 2 3 4 5 6   Fim