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em 09/03/2011

Pesquisa com usuários de leitores de tela tem novos resultados

Pesquisa com usuários de leitores de tela tem novos resultados Pesquisa com usuários de leitores de tela tem novos resultados

Os resultados revelam tendências interessantes dos usuários desse tipo de programa, que é destinado a pessoas com deficiência visual. Comentário SACI: Tradução: Cristiana Mello Cerchiari, colaboradora da Rede SACI Cristiana Mello Cerchiari (tradução). Os resultados da terceira pesquisa com usuários de leitores de tela feita pela Webaim foram publicados em http://webaim.org/projects/screenreadersurvey3/ Os resultados revelam tendências interessantes identificadas nas pesquisas de outubro e de janeiro de 2009, além de informações novas e úteis. Aqui destacamos: a. O JAWS ainda é o leitor mais utilizado, embora venha sendo cada vez com mais freqüência substituído pelo NVDA e pelo VoiceOver. b. A “fama” de leitores gratuitos ou de baixo custo (como o NVDA e o VoiceOver) tem aumentado. c. O Java Script estava habilitado em 98,4% dos computadores utilizados pelos participantes da pesquisa. d. As expectativas dos participantes da pesquisa quanto ao futuro da acessibilidade na Web são positivas. e. Dois terços dos participantes utilizam leitor de tela para o celular, contra 12% registrados há dois anos. f. A maioria dos participantes consideram útil o atributo longdesc. g. A utilização das redes sociais por parte dos usuários de leitores de tela tem se ampliado, embora ela ainda seja menor que seu uso pelas pessoas sem deficiência. h. 12.8% dos participantes fazem uso de programas de ampliação de tela associados aos leitores de tela. i. Nas páginas web, a navegação por cabeçalhos tem aumentado, enquanto a utilização dos links “ir direto para” e das teclas de atalho têm sido menos frequente. Cristiana Cerchiari é formada em Letras com habilitação em tradução, e está terminando o mestrado sobre formação de licenciandos de línguas estrangeiras sobre deficiência visual. Também vem atuando nas áreas de acessibilidade virtual e de ensino de Informática para pessoas com e sem deficiência visual.

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