No início da semana, depois que os assinantes da NET HD em São Paulo não mais conseguiram acompanhar a audiodescrição do Temperatura Máxima e do Tela Quente, liguei para reclamar com a NET e, mesmo sabendo que não havia problema algum com o meu conversor, concordei que fizessem uma visita técnica para verificação. Mas determinei que a visita deveria acontecer hoje, domingo, no horário da transmissão do Temperatura Máxima. E não é que o técnico veio na hora marcada! Tudo pela audiodescrição, mesmo sendo Dia dos Pais! Mas, pouco antes dele chegar, eu já tinha conseguido entender parte do problema. Inconformado com a falta da audiodescrição pela Net, comprei esta semana uma antena de UHF, então pude comparar o que estava recebendo diretamente do transmissor da Globo em São Paulo com o que estava recebendo pela NET. Percebi que, pelo canal 501 da NET (Globo HD), só existiam dois canais de áudio disponíveis: um canal de áudio chamado "Português" e outro chamado "5.1". Pelo Português, o filme Quarteto Fantástico estava sendo transmitido sem audiodescrição; pelo canal 5.1 o filme estava falado em inglês. Desliguei a NET e sintonizei a Globo HD diretamente pela anteninha de UHF. Neste modo, existiam três canais de áudio disponíveis: o filme estava falado em português no "Áudio 1", em inglês no "Áudio 2" e com audiodescrição no "Áudio 3". Para quem é de São Paulo e é assinante da NET HD, deve lembrar-se que conseguimos acompanhar a audiodescrição dos primeiros programas da Globo pela NET sem problemas, bastava sintonizar o áudio "5.1" do canal 501 que corresponde ao "Áudio 2" da Globo. Parece que a Globo de São Paulo não tinha um terceiro canal de áudio até a semana passada, por isso a audiodescrição estava no áudio 2. Como agora entrou o terceiro áudio, a Globo colocou a audiodescrição no áudio3, deixando o áudio 2 para o inglês. Imagino que a Globo vinha recebendo muitas reclamações daqueles espectadores que adoram assistir aos filmes no idioma original.... Por causa dessa mudança, os assinantes da NET HD de São Paulo perderam o acesso a audiodescrição dos programas da Globo. Matada a primeira charada, o técnico da NET me deu outra informação importante. Claro que o técnico nunca tinha ouvido falar de audiodescrição e também se surpreendeu ao ver que a Globo estava com três canais de áudio. Por isso ele ligou para a central da operadora para se informar. Me surpreendeu que a pessoa com quem ele estava conversando já tinha ouvido falar em audiodescrição, e também já sabia que era uma determinação do Ministério das Comunicações, apesar de achar que tratava-se de um recurso para surdos... Aliás, até as atendentes da Central de Atendimento ao Telespectador da Globo também acham que audiodescrição é para surdos... Mas chegaremos lá... Mas o que interessa da conversa é que, segundo me disseram, a NET recebe a programação da Globo-SP por um cabo de fibra ótica e, neste cabo, a Globo só estava enviando para eles dois canais de áudio: o Áudio 1 e o Áudio 2, ou seja, português no Áudio 1 e inglês no Áudio 2. Segundo eles, somente quando a Globo disponibilizar o Áudio 3 pelo cabo de fibra ótica que os conecta com a Net, será possível voltarmos a ter a audiodescrição. Pedi para que me dessem uma previsão: responderam que estão trabalhando nisso, mas não tinham como prever uma data... Eles também me explicaram uma coisa estranha que havia notado pouco antes do técnico chegar. Assistindo ao Quarteto Fantástico pela anteninha de UHF, não pela Net, estava tudo normal com o Áudio3 durante o filme e durante a primeira parte dos comerciais. No entanto, a televisão ficava muda na segunda parte dos comerciais e voltava a ficar normal quando o filme retornava. Eles me disseram que devia ser algum problema com a Globo-SP. O filme e a primeira parte dos comerciais provavelmente vinham da Globo-RJ, já a segunda parte dos comerciais era programação regional, transmitida pela Globo-SP. Pode ser que a Globo-SP tenha se esquecido de colocar os comerciais regionais no Áudio 3. Bem, não posso por a mão no fogo e acreditar piamente nas informações passadas pelo pessoal da Net, mas elas fazem sentido! Este blog, como sempre, estará a disposição, tanto da Globo, quanto da NET, caso queiram explicar melhor o que acontece!