Companhia é a maior patrocinadora do cinema nacional, via incentivo fiscal, no Estado de SP; recursos audiovisuais garantem acessibilidade desde 2011 O Ministério Público Federal em São Paulo entrou com ação civil pública na semana passada cobrando de instituições públicas patrocinadoras do cinema brasileiro, como Petrobras e BNDES, a exigência de legendas em filmes nacionais, a fim de garantir acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva. Companhia é a maior patrocinadora do cinema nacional, via incentivo fiscal, no Estado de SP; recursos audiovisuais garantem acessibilidade desde 2011 O Ministério Público Federal em São Paulo entrou com ação civil pública na semana passada cobrando de instituições públicas patrocinadoras do cinema brasileiro, como Petrobras e BNDES, a exigência de legendas em filmes nacionais, a fim de garantir acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva. A Sabesp – empresa paulista que mais investe no cinema e terceira maior patrocinadora do País – antecipou-se a essa determinação e, desde 2011, é pioneira em exigir que as produções que têm seu patrocínio disponibilizem uma cópia com recursos que permitam aos deficientes auditivos e também visuais apreciar o filme. O primeiro longa-metragem patrocinado pela Sabesp que produziu cópia com legenda e audiodescrição é “Onde Está a Felicidade”, com Bruna Lombardi e Bruno Garcia no elenco. Os 17 filmes que receberam investimentos da Companhia no ano passado, entre eles os inéditos “Tropicália” e “A Cadeira do Pai”, assumiram este compromisso. Além disso, a Sabesp também exibe as produções com estes recursos no Cine Sabesp, sala localizada no bairro de Pinheiros, na Capital, preparada para receber esse público. A intenção da Companhia com essa iniciativa pioneira no Estado, que beneficia pessoas com deficiência visual e auditiva, é reforçar seu compromisso de formação de plateias, possibilitando a experiência do cinema a todos os públicos. Incentivo Em São Paulo, o investimento da Sabesp em cinema ganhou mais força a partir de 2004, ano em que a Companhia iniciou sua participação no Programa de Fomento ao Cinema: ao todo, a empresa já contabiliza R$ 48 milhões em investimentos no setor, com patrocínio a 127 filmes, dentro deste projeto. O Programa de Fomento ao Cinema Paulista foi criado para possibilitar o patrocínio de empresas estatais paulistas, via incentivo fiscal, a produções artísticas inscritas nas leis Rouanet e do Audiovisual. A organização do Programa cabe à Secretaria de Estado da Cultura, que faz a seleção dos projetos de acordo com critérios estabelecidos em Lei e valores disponíveis para aplicação.