Ouça sobre a exposição:
Desta vez e dando continuidade ao Projeto “As Sete Maravilhas de Minas Gerais: Feche os Olhos e Veja”, com apoio do Fundo Estadual de Cultura e Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, homenageamos a culinária mineira. Aquela comida simples, porém rica em sabores e aromas que atiçam os sentidos e dão água na boca convidando para o banquete.
Aqui nas Minas Gerais houve um casamento perfeito entre os ingredientes trazidos pelos colonizadores e os nativos de nossos cerrados, dando origem a uma culinária típica muito saborosa e apreciada até pelos mais exigentes.
Da abundância das cozinhas das fazendas mineiras de outrora, surgiram as famosas quitandas caseiras, capazes de tirar qualquer um da dieta politicamente correta. Senão, o que dizer do “cafezim quetim com pão de queijo que acabou de sair do forno a lenha”? E das compotas de frutas? Dos licores de frutos do cerrado? Do arroz com pequi? Da canja de galinha caipira? Do bolo de fubá enrolado na folha de bananeira? Do franguinho ou costelinha de porco com quiabo, angu e couve? E daquele mingau de fubá com couve e carne moída que as vovós faziam?
Bom, se você já ficou com o apetite atiçado, te convidamos agora a ver um pouco mais da Gastronomia Mineira!