Ouça sobre a exposição:
Comemorando o lançamento do novo site da Midiace, a exposição Olhar do Coração da fotógrafa cratense Jaquelina Rolim retorna repaginada ao rol de exposições de fotografias Audiodescritas. Há quatro anos, a exposição de Jaquelina inaugurava a página Exposições que ao longo desses anos recebeu mais de 20 mostras de várias partes do Brasil e Portugal.
As audiodescrições desta nova exposição foram realizadas pelos audiodescritores Bruna Leão e Klístenes Braga, da Leão e Braga Audiodescritores Associados.
A exposição Olhar do Coração expressa de uma forma simples e marcante a sua percepção do mundo. As fotografias trazem imagens de lugares, pessoas e situações que nos remetem à sensações de tranqüilidade, quietude e vida. Carregam em si muita luz, cor e poesia. São imagens oferecidas diariamente e que muitas vezes passam despercebidas para a maioria das pessoas.
O trabalho de Jaquelina traz sentimento. Com sensibilidade ela constrói suavidade, escrevendo luz, materializada em fotografias. A exposição tem proposta de inclusão. As fotos tem relevo e os textos em Braille para que as pessoas possam tocar e senti-las. Precursora da luta pela inclusão das pessoas com deficiência visual na região do Cariri, Jaquelina vem mostrar, em sua segunda exposição artística, a necessidade de se trabalhar com o foco voltado para as potencialidades dos indivíduos, independente de sua condição e não preestabelecer ou medir suas incapacidades ou impedimentos.
Massoterapeuta, Jaquelina Caldas Rolim de Oliveira, possui uma deficiência conhecida como baixa visão, quando há uma perda gradual da visão na área central da retina e o indivíduo passa a enxergar apenas com sua visão periférica. Começou a fotografar a partir da experiência que adquiriu quando concluiu o curso básico de fotografia digital, promovido pelo SENAC Crato em Junho de 2008.