Ouça sobre a exposição:
A terceira exposição da Mostra “As Setes Maravilhas de Minas – Feche os Olhos e Veja”, com apoio do Fundo Estadual de Cultura e Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais retrata a Praça da Liberdade sob o olhar da fotógrafa Barbara Kaucher.
Cartão Postal de Belo Horizonte, a Praça da Liberdade começou a ser construída na época da fundação da nova capital mineira entre 1895 e 1897, com a finalidade de abrigar a sede do governo de Minas.
Localizada na região da Savassi, no encontro de quatro grandes avenidas – Cristóvão Colombo, João Pinheiro, Brasil e Bias Fortes – o complexo paisagístico e arquitetônico da Praça da Liberdade é uma síntese dos estilos que marcam a história de BH e foi tombado pelo IEPHA em 02 de junho de 1977.
Em 2010, com a transferência da sede e demais secretarias do governo mineiro para a Cidade Administrativa, o local foi transformado no “Circuito Cultural Praça da Liberdade” – o maior conjunto integrado de cultura no Brasil – num projeto desenvolvido pelo Governo de Minas, através da Secretaria de Cultura em parcerias com empresas da iniciativa privada.
Hoje, os antigos prédios públicos abrigam acervos históricos, artísticos e temáticos, centros culturais interativos, biblioteca e espaços para oficinas, cursos e ateliês abertos, além de planetários, cafeterias, restaurantes e lojas.
A esse conjunto arquitetônico, somam-se os belos jardins que abrigam fontes, lagos, alamedas e monumentos, e são um convite ao relaxamento, passeios ou caminhadas. Um verdadeiro contraponto ao frenesi urbano.