A mostra fotográfica “Janelas para o Mundo” do artista mineiro Gustavo Xingu foi feita para ser vista por todos. Literalmente. Explica-se: a exposição, em cartaz na Casa do Baile, na Pampulha, apresenta através da áudio-descrição e do braile um complemento para cada uma das fotografias que compõem a mostra.
A proposta do artista é incluir pessoas com necessidades especiais em uma interação com 12 obras de pontos turísticos da capital mineira, sendo nove delas projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Com entrada franca, o projeto pode ser visitado até 23 de agosto. Portanto, programe-se: a Casa fica aberta ao público de terça a domingo, das 9 às 18 horas.
Janela d' Alma
Usando a técnica de dupla exposição digital Gustavo propõe o uso da áudio-descrição como ferramenta de inclusão de pessoas no roteiro cultural de BH. A intenção é mais do que justa e válida: promover dignidade, autonomia e independência das pessoas.
Em 2008, o fotógrafo fundou o Laboratorio D'arte - um coletivo de artistas da Escola Guinhard, da UEMG. "Janelas para o Mundo” foi selecionada através do Edital Descentra Cultura 2014.
fonte: http://www.hojeemdia.com.br/