imagem facebook MIDIACE - Mídia Acessível - Audiodescrição
fundo
Notícias
Facebook Twitter Google
em 02/07/2014

Centro de Tecnologia Assistiva é inaugurado em Pará de Minas

Fachada o prédio que abrigará o Centro de Tecnologia Assistiva Fachada o prédio que abrigará o Centro de Tecnologia Assistiva

Cidade se torna referência nacional, com a criação de centro de estudos dedicados exclusivamente à melhoria de vida de pessoas com deficiência
Um dia para ficar marcado na história de Pará de Minas. Foi realizada nessa segunda-feira, 30, a inauguração do Centro Mineiro de Tecnologia Assistiva, da Incubadora de Empresas de Tecnologia Assistiva, além da implantação de uma unidade da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais – UAITEC. Pará de Minas passa a ser pioneira neste setor com a criação deste Polo de Tecnologia Assistiva. O projeto do Governo do Estado de Minas Gerais, conta com a parceria com o Governo Federal e da Prefeitura de Pará de Minas e ainda com o Instituto Nacional de Telecomunicações – INATEL – , da Federação das APAEs de Minas Gerais, da Faculdade de Pará de Minas – FAPAM – e da Universidade Vale do Rio Verde – UNINCOR.
A solenidade foi realizada no campus da UNINCOR e contou com a presença de várias autoridades municipais e prefeitos de 15 municípios da região Centro-Oeste. Os convidados foram recebidos pelo coral de crianças que fazem parte do projeto social Geração do Futuro, coordenado pela professora Terezinha Santos. No repertório, Pecadinhos, de Zeca Baleiro e Tatá Fernandes, É preciso Saber Viver, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos e Eu fico Assim Sem Você, de Abdulla e Cacá Moraes. Na regência do Coral Geração do Futuro, a musicista Luciane Antunes, que também interpretou os Hinos Nacional Brasileiro e de Pará de Minas.
O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, também esteve presente, junto com representantes das instituições que integram o projeto. “É com muita satisfação que entregamos, não só para Pará de Minas, mas, para todo o Estado, este Centro Mineiro de Tecnologia Assistiva. Minas agora dá um grande passo para a organização de sua rede de tecnologia assistiva. É uma ação em conjunto, onde o nosso papel é coordenar as ações, fazendo com que Pará de Minas passe a ser um polo estadual do setor”, disse Narcio Rodrigues.
O prefeito de Montes Claros e diretor do Grupo Única, empresa mantenedora da UNINCOR, Rui Muniz, ressaltou que a tecnologia que será desenvolvida em Pará de Minas será transferida para outros centros. “As universidades têm que abrir suas portas para parcerias com as prefeituras, governos estadual e federal, fazendo com que toda a população seja beneficiada com ensino técnico e superior de qualidade. Pará de Minas sai na frente e em breve a cidade oferecerá tecnologia para melhorar a qualidade de vida para as pessoas portadoras de necessidades especiais”, salientou.
Para o diretor da FAPAM, Rupherto Vega, Pará de Minas dá um grande salto para seu desenvolvimento. “Considero uma grande oportunidade para a cidade crescer ainda mais e para isso estamos dando uma pequena contribuição, sendo parceiro deste trabalho. Muitas instituições abraçaram a ideia. Iremos agora envolver nossos alunos e a sociedade em geral para a criação de empresas voltadas para a tecnologia assistiva”, enfatizou.
O presidente da Federação das APAEs no Estado de Minas Gerais, Sério Sampaio, enalteceu a importância deste centro tecnológico. “Grande parte das pessoas com deficiência precisa de atendimento especializado, sendo que isso requer diferentes cuidados. Acredito que o centro proporcionará bem-estar e um aumento na qualidade de vida dessas pessoas”, explicou.
Para o deputado federal Eduardo Barbosa, Pará de Minas entra em uma era inovadora. “Este projeto nasceu de um sonho e agora se tornou uma realidade que beneficiará a toda a região. Este é um projeto inovador e com ajuda de parceiros estamos proporcionado um futuro melhor para nossos estudantes. Pará de Minas se torna, neste momento, num centro de radiação de novas ideias e de novas possibilidades que proporcionará para as pessoas com deficiência a sua independência”, disse o deputado.
Para o vice-prefeito e secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldinho Cuíca, o desafio agora é ainda maior, pois precisa-se de toda comunidade estar envolvida no projeto. “Precisamos de todos empreendedores, empresários, educadores e entidades unidos para o sucesso desse grande empreendimento que inauguramos hoje”, disse.
De acordo com o prefeito de Pará de Minas, Antônio Júlio, o desenvolvimento da tecnologia assistiva é uma necessidade para milhões de brasileiros. “Pará de Minas passa a contribuir com o desenvolvimento desta tecnologia, com foco nas pessoas com deficiência. Temos, na cidade, boas escolas que investem em tecnologia – como por exemplo – o SENAI, que é uma referência fantástica em todo o Estado e que aqui pode ser um complemento para que os estudantes reforcem seus estudos e pesquisas no Centro Tecnológico”, disse. O prefeito concluiu, afirmando que todo o projeto gerará – além de conhecimento e empreendedorismo – emprego e renda na cidade.
O encerramento da inauguração foi marcado por homenagens àqueles que trabalharam durante anos para que o Centro Mineiro de Tecnologia de Pará de Minas se tornasse realidades. Autoridades e parceiros do projeto receberam Livros da Associação Empresarial de Pará de Minas – ASCIPAM – e peças de artesãos pará-minenses que compões o corpo de professores da Escola Municipal de Artes e Ofícios – SICA.
Da UNINCOR, os convidados seguiram para a FAPAM, onde o prefeito Antônio Júlio e autoridades que fizeram o corte simbólico da fita da Incubadora de Referência em Tecnologia Assistiva.
Centro Mineiro de Referência em Tecnologia Assistiva
O Centro Mineiro de Referência em Tecnologia Assistiva de Pará de Minas faz parte de uma rede em tecnologia assistiva, abrangendo todas as etapas do conhecimento e da inovação, consolidadas através de uma rede estadual. No centro serão instalados diversos laboratórios como o de Marcha, Órtese, Prótese, Meios Auxiliares de Locomoção e Núcleo de Cadeiras de Rodas. Também será instalado um Núcleo de Qualificação Profissional da Rede APAE. Além disso, o Centro de Tecnologia Assistiva oferecerá para professores, profissionais da saúde e familiares das pessoas com deficiência, capacitação para utilização de produtos, recursos e serviços para as pessoas que se encontram impedidas por circunstância de suas necessidades especiais. Em Pará de Minas, o Centro está instalado no prédio da UNINCOR, localizado no bairro João Paulo II.
Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais
O Polo de Apoio Presencial Regional da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais – UAITEC Pará de Minas – também foi instalado no prédio da UNINCOR. O UAITEC é um programa gratuito, do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, que visa a construção de um ambiente na qual as universidades estaduais e federais existentes no Estado, possam oferecer capacitação profissional por meio de Polos de Educação à Distância. As salas são compostas de equipamentos de videoconferência, laboratório virtual, centro de processamento de dados, núcleo de apoio ao empreendedor, entre outros ambientes, construídos de forma a oferecer acessibilidade as pessoas portadoras de necessidades especiais.
Incubadora de Empresas de Tecnologia Assistiva
A criação e operacionalização da Incubadora de Empresas de Tecnologia Assistiva – IETA Pará de Minas – tem como foco apoiar a criação de empresas que atuarão exclusivamente no desenvolvimento e industrialização de produtos e serviços na área da tecnologia assistiva, incorporando uma cultura empreendedora em toda região Centro-Oeste. A incubadora apoiará no surgimento de inovações, elevação de emprego e renda para a população em médio prazo, além de contribuir no requerimento de patentes dos produtos aqui desenvolvimentos. A IETA Pará de Minas fica no Campus da FAPAM – entidade parceira do projeto no município.

Início   82 83 84 85 86 87