Iniciativa visa capacitar os profissionais da comunicação
O Instituto Iluminar, em parceria com o Fecomércio-SE/ Senac e a Fundação Dorina Nowill para Cegos, estão desenvolvendo em Aracaju o Curso de Audiodescrição - um recurso de acessibilidade, que permite que as pessoas com deficiência visual possam compreender melhor o conteúdo jornalístico e publicitário que é divulgado nas TVs, jornais e revistas (imagens), e sites. A audiodescrição trabalha técnicas ainda para o acesso dessas pessoas a filmes, livros, espetáculos, exposições, etc.
A capacitação de profissionais para atuar com o recurso da audiodescrição é essencial para os veículos de comunicação, para que, de acordo com o que estabelece a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (13146/2015), possam promover a acessibilidade.
O curso acontece de 25 a 29 de julho deste ano, com uma carga horária de 40 anos presenciais e 8 horas online, e será ministrado por Flávio Coelho, diretor de produtos DNA Soluções em Acessibilidade e pós-graduado em Audiodescrição pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Este curso é indicado para jornalistas, tradutores, editores, produtores culturais, cineastas, atores, professores e interessados em geral.
Fonte: assessoria do evento