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em 02/06/2011

Festa numa escola com várias linguagens a lembrar que inclusão e educação são para todos

O lançamento de um livro infantil com DVD, que conta uma história em texto, imagem, voz e linguagem gestual, serviu para uma escola de Lisboa lembrar neste Dia da Criança a importância da inclusão e da educação para todos. A iniciativa, que contou com a presença da ministra da Educação, decorreu na escola do 1.º ciclo do ensino básico Parque Silva Porto, em Benfica, Lisboa, uma das 20 escolas de referência para educação bilingue de alunos surdos de todo o país. A festa, que teve como tema central o livro editado pela Cercica, editora vocacionada para edições dirigidas a crianças com necessidades educativas especiais, reuniu no ginásio da escola os alunos, crianças normais e surdas mudas, que interagiam animadamente em linguagem gestual e também oral. Após um pequeno concerto infantil de flauta, um grupo de alunos encenou uma peça de teatro, baseada na história do livro infantil “O que é que se passa aqui?”, narrada em voz alta por um professor e em linguagem gestual por outras duas docentes. No final, houve uma salva de palmas sonoras e outra com as mãos a acenar, que é a forma de se aplaudir em linguagem gestual. Um aluno ‘declamou’ uma poesia com as mãos, enquanto uma professora a lia em voz alta, tudo para mostrar que alunos com e sem necessidades educativas especiais podem estar juntos a usufruir das mesmas aprendizagens e que todos beneficiam e aprendem com essa interação. A ministra Isabel Alçada dirigiu-se aos alunos, assumindo mais uma postura de professora, e fez perguntas sobre a história, pôs ordem no grupo, mandou calar os faladores e deu a palavra aos que punham o dedo no ar. No final, aplaudiu a iniciativa, lembrando que vivemos num mundo aberto, em que todos têm que ter oportunidade de se educar. “Hoje a conceção de educação é que o ambiente e os adultos devem proporcionar a todas as crianças, sejam quais forem as suas necessidades educativas, condições para que desenvolvam plenamente as suas competências, os seus conhecimentos e encontrem percursos escolares que correspondam a essas competências”, disse à agência Lusa. Esta festa foi totalmente organizada pela escola, em parceria com a associação de pais, que dirigiu o convite à ministra para participar. Na base da elaboração do livro está a Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, em colaboração com a Cercica e a autora, docente que está a trabalhar na unidade de ensino especial do Ministério da Educação. Esta profissional “reúne toda a competência técnica que permite que o livro, além de ser muito bonito e com uma história agradável, seja acessível às crianças e seja também do ponto de vista técnico muito bem fundamentado”. Isabel Alçada sublinhou que por detrás de uma história muito simples está muitas vezes um trabalho bastante aprofundado. “Além disso, o livro permite que a partir da história e da imagem e daquilo que é proporcionado se possa dramatizar e se faça espetáculos”, acrescentou. O livro conta uma história sobre um esquilo, em versão escrita, em pictogramas (para crianças com dificuldade de leitura e comunicação) e em DVD interativo com versão áudio e língua gestual, e pode ser editado em braile, através de pedido para o ministério, para que todas as crianças possam ter acesso à leitura.

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