imagem facebook MIDIACE - Mídia Acessível - Audiodescrição
fundo
Notícias
Facebook Twitter Google
em 22/02/2015

Formação em acessibilidade para o audiovisual nos dias 24 a 27 de fevereiro na Biblioteca Pública do Estado da Bahia

Cartaz do evento Cartaz do evento

Debater a falta de acessibilidade dos deficientes visuais e ao mesmo tempo qualificar os realizadores de produtos audiovisuais são os principais objetivos do N IMAGENS - Formação em acessibilidade para o audiovisual, que acontecerá entre os dias 24 a 27 de fevereiro, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia. O evento será distribuído entre seminário, oficinas e sessão de cinema, com a abordagem de temas que contemplam a poética da acessibilidade e a universalização dos bens culturais. Todas as atividades serão transmitidas via internet e terão os serviços de audiodescrição e Libras (Língua Brasileira dos Sinais).

Projeto N Imagens sensibiliza e qualifica produtores de audiovisual sobre acessibilidade. Nova instrução normativa da Ancine aquece o debate.

O primeiro dia (24) será voltado para o seminário, que acontecerá no auditório Cátia Matoso, com os seguintes temas: “A poética da acessibilidade Recursos adaptativos  ao audiovisual”, “A tela como lugar de apreciação estética” e “A universalização do acesso aos bens culturais”, além da exibição do longa “Simone”(2013), de Juan Zapata. A partir do segundo dia, o evento oferece duas oficinas, que serão realizadas na sala de projeção. A primeira ocorrerá entre os dias 25, 26 e 27/02, das 8h30 às 12h30, com o tema Cinema acessível: Uma introdução às possibilidades da audiodescrição, com a audiodescritora e roteirista Letícia Schwartz. E a segunda oficina acontecerá no dia 25/02, das 14h às 18h, com o tema “Como fazer um filme inclusivo - A educação visual da pessoa com deficiência visual para o cinema”, com Bell Machado, audiodescritora e professora de história do cinema.

Toda a grade do evento é gratuita, entretanto, quem deseja participar das oficinas deve encaminhar carta de interesse e justificativa para o e-mail seminarionimagens@gmail.com, trazendo como título "oficinas" ou acessar o blog do evento no qual também é possível encontrar toda a programação e acesso ao perfil dos participantes.

Especialistas apoiam

O projeto N IMAGENS reunirá especialistas na área do audiovisual acessível, como as pesquisadoras Letícia Schwartz, de Porto Alegre (RS), Bell Machado, de Campinas (SP), além de pesquisadores audiodescritores  locais como Sandra Rosa Farias, Manoela Cristina da Silva e realizadores ativos do cenário cultural como o cineasta e diretor do Instituto Baiano de Radio Difusão (Irdeb) José Araripe Jr., o realizador audiovisual  Adriano Big e Marcondes Dourado, diretor da Diretoria de Audiovisual (Dimas).

O N Imagens é um projeto possível graças ao apoio da Fundação  Cultural  do  Estado da Bahia  através  do  EDITAL 18/2013 - Setorial  de  Audiovisual 2014 em parceria com a SUDEF - Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Rede Cultura e Saúde e Representação Regional do MINC para os Estados da Bahia e Sergipe.

Exibição de filme

Dentro da programação do seminário consta ainda a exibição do filme com audiodescrição SIMONE, de Juan Zapata. A sessão acontece às 15 horas do dia 24 de fevereiro na Sala Walter da Silveira e é aberta para o público, mesmo que não esteja inscrito na programação do seminário ou oficinas.  O filme possui classificação indicativa de 16 anos.

Programação 

Seminário N IMAGENS - Formação em acessibilidade ao audiovisual Seminário, Oficinas e Sessão de Cinema

Quando: 24/02/2015 das 08:30 às 17:30h

Onde: Sala de Projeção Biblioteca Pública do Estado, Barris.

08h30- Mesa de abertura e Número artístico, com Helder de Carvalho

09:00h - Painel 1:  A poética da acessibilidade- Recursos adaptativos  ao audiovisual 
Com Manoela Cristina da Silva, coordenadora do grupo Tradução, Mídia e Audiodescrição (TRAMAD);  Letícia Schwartz , audiodescritora e sócia da empresa 
Mil Palavras Acessibilidade Cultural; Sandra Rosa Farias,  professora da Uneb e membro da TRAMAD.

10h30 - Painel 2:  A tela como lugar de apreciação estética 
Palestrantes: Jose Araripe Jr. - Diretor Geral do IRDEB/TVE-BAHIA e Adriano Big - Diretor e roteirista.

13h25 - Painel 3:  A universalização do acesso aos bens culturais 
Palestrantes: Bell Machado – Professora de história do cinema, audiodescritora e especialista em acessibilidade cultural/UFRJ;  Ednilson Sacramento, coordenador do N Imagens, bacharel em Humanidades e presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Salvador.

15h00 - Exibição do filme Simone, com audiodescrição, de Juan Zapata, na sala Walter da Silveira (subsolo), Barris.

Oficina I Cinema acessível: Uma introdução às possibilidades da audiodescrição,  com Letícia Schwartz 
Quando: 25, 26 e 27/02, das 8h30 às 12h30 
Onde: Sala de Projeção Biblioteca Pública do Estado, Barris.

Oficina II: Como fazer um filme inclusivo - A educação visual da pessoa com deficiência visual para o cinema, com Bell Machado 
Quando: 25/02 das 14h às 18h 
Onde: Sala de Projeção da Biblioteca Pública do Estado, Barris.

Fonte: Revista Livre

Início   48 49 50 51 52 53 54   Fim