Uma publicação inteiramente dedicada à cultura, arte e memória. A revista INCLUSIVE.COM será lançada para a imprensa e convidados nesta sexta-feira, 20 de janeiro de 2017, às 20 horas, no espaço Idea (Rua Bernardo Guimarães, 1200, Funcionários, Belo Horizonte, MG).
A revista foi idealizada pela gestora cultural, artista plástica e restauradora Clarice Fonseca, que a inscreveu na Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O projeto foi aprovado com louvor na categoria Isenção Fiscal e considerado como iniciativa ousada e de grande relevância para a cidade de Belo Horizonte, sendo acolhido com o patrocínio da empresa Ativas Data Center.
INCLUSIVE.COM terá edições mensais também na internet. A versão impressa tem formato 20x27 centímetros e mínimo de 48 páginas. Bibliotecas, centros culturais, livrarias, cafés e instituições especializadas no atendimento a públicos especiais de Belo Horizonte receberão gratuitamente os exemplares de INCLUSIVE.COM, que conta com um sistema inédito de avaliação da acessibilidade em espaços dedicados a programas culturais. Para atender a demanda específica, uma pequena parcela será disponibilizada à venda em bancas e livrarias.
O projeto gráfico-visual é assinado pela Manduruvá Edições Especiais. A edição está a cargo do escritor e jornalista Roberto Mendonça. De acordo com o editor, a revista não se restringe a pautas sobre Belo Horizonte. “Belo Horizonte é nossa casa, nosso QG, nosso canal de comunicação com o mundo. Estamos interessados nas conexões de BH com o mundo, não em uma publicação doméstica, voltada para o próprio umbigo. Por isso mesmo, o site, além de oferecer a reprodução completa do material impresso, vai superá-lo, e muito, ampliando a cobertura em caráter universal”.
Mendonça explica que a revista foi concebida para um leitor acostumado às manifestações culturais. “São leitores de faixas etárias e atitudes diversas que têm em comum o gosto pela crítica e as realizações de qualidade, mas que perderam as opções de leitura na grande imprensa. Submetidos aos critérios especificamente mercadológicos, ao sabor do consumo, os cadernos culturais praticamente foram extintos, em muitos casos junto com os jornais e revistas que os continham. Pretendemos resgatar essa leitura e faremos isso de forma consciente. Considerando as dificuldades relacionadas aos custos e a especificidade do público leitor, vamos ampliar gradativamente o projeto, sem dar passos maiores que as pernas”.
Outras informações
Clarice Fonseca: (31) 9 9684-2395, contato@manduruvaeditora.com.br
“Este projeto foi realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura da Belo Horizonte. Fundação Municipal de Cultura”. Projeto nº 138/2014.