Na próxima sexta-feira, dia 27 de fevereiro, o espetáculo INSUBMISSAS Mulheres na Ciência, em cartaz no Teatro de Arena Eugênio Kusnet, em São Paulo, terá sessão inclusiva com o recurso de audiodescrição produzido pela equipe da Iguale Comunicação de Acessibilidade. Neste dia, a entrada será franca para pessoas com deficiência visual. Para os demais públicos, os ingressos serão vendidos a preços populares.
Idealizado pelo Núcleo Arte Ciência no Palco da Cooperativa Paulista de Teatro, o espetáculo INSUBMISSAS Mulheres na Ciência compreende a história de quatro personagens/atrizes que contracenam em uma instalação de cordas, pedras e luzes e que impõem delicado equilíbrio entre o tempo histórico e o tempo da representação. Marie Curie, Bertha Lutz, Rosalind Franklin e Hipácia de Alexandria contam assim sua difícil entrada e convivência no círculo machista da ciência, que reproduz os preconceitos, a intolerância e as discriminações contra a mulher em diferentes épocas e lugares. Dessas quatro mulheres em cena, Rosalind deu contribuição decisiva à pesquisa do DNA e foi ignorada pelo prêmio Nobel. Madame Curie embora premiada, sofreu a ira moralista da sociedade francesa. Hipácia morreu apedrejada pelos cristãos e a brasileira Bertha Lutz fez da luta pelos direitos da mulher objetivo de vida.
O diretor da Iguale, Mauricio Santana, explica que o recurso de audiodescrição permite que pessoas com deficiência visual ou interessados, confiram a tradução do visual para o verbal, de todos os detalhes que não são perceptíveis por intermédio da fala dos atores. Para que isso aconteça, o audiodescritor descreve detalhes das ações, cenário, figurino, gestos e outros elementos visuais para que a pessoa com deficiência visua, por exemplo, possa construir aquela imagem no seu imaginário. Para Santana, iniciativas como essa têm se tornado cada vez mais comum nos espetáculos teatrais, e isso é muito bom porque beneficia, com autonomia, um público de certa forma, ainda a margem das manifestações culturais.
Agenda:
Espetáculo: INSUBMISSAS Mulheres na Ciência
Temporada até 01 de março
Sextas e Sábados às 21h
Domingos às 19h
Ingressos populares: R$ 20,00 e R$ 10,00
Local: Teatro de Arena Eugênio Kusnet
Endereço: Rua Dr. Teodoro Baima, 94 - Consolação (rua em frente da Igreja da Consolação).
Promoção: Nas sessões de sexta-feira mulheres não pagam.
Sessão com audiodescrição: 27 de fevereiro 2015 às 21h (gratuita para pessoas com deficiência visual). Neste dia é importante chegar com antecedência de pelo menos uma hora para a retirada do convite.
Ficha Técnica:
Texto de Oswaldo Mendes
Direção de Carlos Palma
Elenco
Adrina Dham
Letícia Olivares
Monika Ploger
Selma Luchesi
Vera Kowalska
Rogério Romera
Iluminação: Rubens Velloso RUBENS VELLOSO
Figurinos: Carolina Semiatzh e Beatriz Rivato
Cenário: Carlos Palma
Piano (grav.): Attilio Mastrogiovanni
Assistente de direção: André Falcão
Preparação corporal: Inês Aranha
Produtora executiva: Patrícia Gordo
Contrarregra e montagem de palco: Gustavo Tovo
Operação de luz: Cida Franco
Operação de som: Danny Frazão
Produção: Núcleo Arte Ciência no Palco da Cooperativa Paulista de Teatro
Acessibilidade/Audiodescrição: Iguale Comunicação de Acessibilidade
Reservas de convites pelo e-mail: eventos@iguale.com.br ou pelo telefone (11) 2592.2957, com Daise.
Fonte: Rede Saci